Ciência e Saúde

PRIMEIRO MÊS DA GERAÇÃO SAUDÁVEL NA ZONA NORTE

O projeto Geração Saudável (GS) completou, na passada semana, o seu primeiro mês de atividade na zona Norte.

Implementados desde 2012 pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos, o Projeto chega agora a Escolas de todo o país, prevendo alcançar mais de 14000 alunos este ano letivo.

A promoção de estilos de vida saudáveis e a educação para a saúde dos jovens nas escolas constituem os principais alicerces do projeto. Perspetivando um impacto a longo prazo, a Ordem dos Farmacêuticos conta com jovens estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) e farmacêuticos em exercício profissional para serem o rosto da GS nas Escolas.

A extensão do projeto na região Norte surgiu da vontade de estender a promoção da saúde a todo o país, efetivada através de uma parceria entre a SRSRA e a Associação Cura+, associação de voluntariado criada por estudantes da Faculdade de Farmácia do Porto.

“O público-alvo são os alunos do 2 º ciclo, com integração pontual de alunos do 1º e 3º ciclo, sendo os professores, familiares e a população em geral um público-alvo secundário” – explica Tiago Rodrigues, Coordenador do Departamento de Intervenção Social da Cura+ (DIS) e Coordenador Local do Projeto.

Neste momento são ministradas aos alunos formações subordinadas aos temas “A Diabetes”, “Uso Responsável do Medicamento” e “Dependências e Comportamentos Aditivos”.

Apesar da GS ter chegado, em seis anos de atividade, a mais de 59355 alunos, 2600 professores e mais de 20000 pessoas – entre pais, farmacêuticos e população em geral – na zona Sul e Centro, “o foco passa por sedimentar o projeto, confiantes num projeto maior, melhor e mais capaz”, acrescenta Tiago Rodrigues. Em apenas um mês de implementação foram realizadas 35 formações, alcançando cerca de 1000 alunos e mais de 50 professores.

A camada mais jovem torna-se assim essencial para veicular a mensagem que a Ordem dos Farmacêuticos pretende transmitir: alcançar uma geração saudável e mais consciente das boas práticas de saúde.